Dez da manhã numa esplanada da avenida de roma. Uma menina tenta-me vender o Borda D'Água e eu digo que não. Ela pergunta se eu lhe compro alguma coisa para comer. Eu convido-a a sentar e pergunto o que ela quer.
'Uma sandes de presunto'.
Dentro do meu cérebro eu vejo uma outra clô, indignada, de mãos à cintura, a dizer 'sandes de presunto, caraças??? sandes de presunto? A míuda é maluca, eu nunca pediria uma sandes de presunto para mim mesma, quando mais para esta garota!'. Sinto-me instantâneamente mal pela reacção da clô que mora dentro do cérebro, uma mesquinha, uma cabra egoísta. Mas mesmo assim, quase sem poder controlar, oiço a minha voz dizer, cobardemente:
'Então vamos pedir uma sandes de fiambre. Queres com manteiga?'.
A menina diz que sim. Pergunto-lhe pela escola que ela obviamente não frequenta, pelos pais que obviamente não pensaram duas vezes antes de a ter, pela casa que fica a milhas da avenida de roma. Paternal da merda, diz a clô que está dentro do cérebro à clô que está sentada a beber o café de frente para a menina (que fala português perfeito mas tem sotaque - romena?).
A clô que está à conversa com a menina diz à clô que mora dentro do cérebro sua cabra egoísta, que gastas 20 euros num impulso a comprar quatro vodkas tónicos para uma amiga só pelo efeito cómico de lhe pôres quatro bebidas à frente da cara, mas és incapaz de gastar 2 ou 3 euros numa sandes de presunto para esta menina. E era provavelmente uma das poucas oportunidades da míuda comer uma sandes de presunto. Sua europeia burguesa, com um jorro de qualificações académicas mas o comportamento de uma jumenta, sua sociológa hipócrita, que passas aulas inteiras a falar das teorias da economia política mas tens a lata de recusar uma sandes de presunto à míuda. Já não há verdades.
Ahahahah!!!! É que por as teorias economicas em práctica na Av de Roma por causa de uma sande de presunto não é fácil!
Beijinhos
Posted by: rititi | May 09, 2006 at 06:51 PM
voltaste a lisboa? ainda por cima à av. de roma, em cujas esplanadas passei a minha adolescencia?! seja como for, fiquei comovida com a menina, a sandes e a luta das clos. mesmo.
Posted by: miss spring | May 09, 2006 at 10:29 PM
Voltaste!!!
Ena, ena!
No outro dia, aconteceu-me a mesma coisa, mas na Baixa. eu até comprei o Borda d'Agua porque andava curiosa, mas depois a Romena(?) pediu-me 5 euros para comprar refeição para a menina que já me agarrava na roupa com uma mão enquanto que estendia a outra para que eu lhe desse cinco euros daquilo que já tinha pago pelo magazine. Era só um pratinho que ela queria e que custava €5. Pedia-me logo a mim, que não almoço fora para não gastar.
Pois não tive problemas nenhuns em dizer à senhora que conseguiria alimentar muito melhor a menina se fosse ao supermercado. Era bem mais barato. A fulana olhou para mim com um ar de frustração que só visto.
Bem vinda!! :)
Posted by: S. | May 18, 2006 at 08:23 PM
Silvia, já estou a ver o sucesso de vendas na FNAC livros para o natal: 101 respostas prontas para mendigos...
Posted by: claudia | May 22, 2006 at 08:26 PM
Muitos Parabéns pelo blog. Dos melhores que tenho visto.
Posted by: Saido do armário | July 15, 2006 at 04:03 AM
Muitos Parabéns pelo blog. Dos melhores que tenho visto.
Posted by: Saido do armário | July 15, 2006 at 04:03 AM
Sabe o que senti ao ler o seu post e alguns dos comentários? pena. Pena por ter confirmado que realmente existe gente com tanta mania que é burgesa, que é muito engraçada e no fundo não passam de aquele tipo de pessoa que apenas liga demasiado à aparência, ao exterior, ao facto de voce (e os seus amigos) viverem na zona ou mesmo na Av. de Roma. O resto da população que não vive por aí são mendigos!! Mas, tenha calma. Pode ser que acabem por editar o tal livrinho, um guia para trazer sempre na mala juntamente com a base e o baton: "Rsp aos mendigos, sempre prontinhas e à mão!" não vá a (s) menina(s) cruzar-se com mais algum enquanto toma o seu pequeno almoço nesse seu pequeno mundo!
Francamente.
Posted by: Sylvie | July 26, 2006 at 05:38 PM
diz à Clô para não ser tão dura contigo e se ela não ligar diz-lhe "já não falo mais contigo" e vais ver que tudo se resolve
Posted by: Bernardo Banana | July 27, 2006 at 03:49 AM
Não postas, não apareces, enfim, parece que abandonaste a blogosfera.
A menos que reclames, dentro de 24 horas vou eliminar-te dos meus links, porque estou com falta de espaço...
Mas poderei voltar a incluir-te se ressuscitares...
Um beijo.
Posted by: Nilson Barcelli | August 22, 2006 at 04:28 PM
Ola gostei mto do seu blog. Sou brasileira e estou pensando em morar na Escocia. Dá pra morar e trabalhar legalmente sem ser europeia? É mto burocratico conseguir um visto permante? Gostaria mto que vc pudesse me responder. Se vc puder, entre em contato meu email é [email protected].
Bjs e sucesso
Posted by: Izabel | August 31, 2006 at 10:16 PM
Gostei do blog e... então a sandes de presunto?!...
Posted by: a_bandida | October 05, 2006 at 06:04 PM
Uma sandes de presunto.. é que era mesmo isso!
Posted by: ups | December 08, 2006 at 12:49 PM
Porque é que há sempre gente que não percebe o que é auto-crítica?
Posted by: Bruno Ramos | February 17, 2009 at 03:11 PM